quarta-feira, outubro 19, 2005

ARCHIBALD WILLINGHAM BUTT

Em 1912, o presidente dos Estados Unidos William Howard Taft estava quase terminando seu mandato. A bordo do Titanic, estava o seu amigo jornalista e político, o major Archibald Willingham Butt, que se hospedava no camarote B-38. Nascido em 26 setembro de 1866, em Georgia, na fronteira com a Carolina do Sul, não fez de imediato a carreira militar. Primeiramente graduou-se na universidade aos 22 anos e escolheu o jornalismo, escrevendo para um jornal de Louisville. Em seguida, mudou-se para a Washington, onde entrou em contato com o ambiente político e foi secretário da embaixada mexicana.
-
Em finais do século XIX, a guerra de Cuba foi a oportunidade para Butt entrar no exército dos Estados Unidos, empreendendo assim uma segunda carreira: a militar. Serviu seu país como oficial nas Filipinas de 1900 a 1906 e, depois, em Cuba.
-
Destacou-se por seu empenho e começou a fazer parte da plana maior a serviço do presidente Theodore Roosevelt. Butt levou vida intensa e aventureira, passando de redator para a ação no campo de batalha. Sua viagem para a Europa no início de 1912 havia sido imposta por seu amigo, o presidente Taft, que o via particularmente abalado por suas últimas polêmicas com o presidente T. Roosevelt. O major Archie, como era chamado por amigos, se sentia prisioneiro da amizade e da estima que tinha pelos dois estadistas, pois aliar-se a um significava dar as costas ao outro, e isso acaba sendo insuportável.
-
O objetivo da missão oficial à Europa era fazer uma visita diplomática ao Vaticano como convidado especial dos Estados Unidos. Butt tinha partido no vapor Berlin na companhia de seu amigo Francis David Millet, que na viagem de volta para Washington ocupava um camarote no convés E do Titanic.
-
Dentre todos os pressentimentos ruins e maldições que rodearam o Titanic, não se pode esquecer das palavras, estranhamente proféticas, que o major Archibald Willingham Butt escreveu em carta para sua cunhada: “...não se esqueça de que todos os meus documentos estão guardados no cofre, de modo que, se o barco afundar, você encontrará ali tudo em ordem...”.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi...
você não me conhece,eu sou a lorenna tambem fã do titanic...
eu abri um flog e ficou muito legal,passa lá pra conferir...
www.flogao.com.br/lorennatitanic
muito legal seu blog...
aguardo você...
beijos
lorenna

Anônimo disse...

Muito obrigada pelo comentário...
O conteúdo do seu blog é muito bom...
Quando vc quiser me dar um toque em relação ao flog, fique à vontade!
beijos...
LORENNA