domingo, fevereiro 12, 2006

ESPECIAL OS ÚLTIMOS MISTÉRIOS - A VIAGEM INAUGURAL

A TRAGÉDIA DO TITANIC - A VIAGEM INAUGURAL
-
Depois de dois anos de construção, a empresa Harland & Wolff, de Belfast, lançou oficialmente o Titanic no dia 31 de maio de 1911. O navio completou com êxito o primeiro teste de navegação em 31 de março de 1912, atracando no porto de Southampton em 4 de abril de 1912.
-
Dali, ele navegaria em direção a Nova York, em 10 de abril do mesmo ano. Havia 2208 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação. A lotação da primeira classe estava em 46%, a segunda classe em 40% e a terceira, em 70%. Os passageiros que queriam viajar para Nova York haviam sido diligentemente “pilhados” de outros navios com o mesmo destino, e assim o Titanic partiu com 55% da capacidade total de passageiros.
-
Logo depois do meio-dia, o navio foi arrastado ao longo de seu píer em Southampton e levado ao mar. Assim que a viagem começou, houve um pequeno contratempo. Quando o Titanic passou pelos navios ancorados New York e Oceanic, a água deslocada empurrou as embarcações. O New York se desligou de seu ancoradouro e navegou à deriva em direção ao Titanic. A colisão não aconteceu por um triz, devido à feliz intervenção de um rebocador.
-
Durante os dois dias seguintes, tudo correu como o planejado. Um mar calmo estendia-se à frente do Titanic quando ele atracou no porto de Cherbourg, na França, na primeira noite em que novos passageiros subiram a bordo. Assim que o correio foi carregado, pois o Titanic também era um “Navio do Correio Real”, a viagem continuou. O último porto na Europa foi o de Queenstown, na Irlanda. Aqui, o gigante ancorou às 12 horas no dia 11 de abril de 1912 e, novamente, mais passageiros embarcaram. A maioria era formada por imigrantes em busca de uma vida nova na América. Então, por volta das 13h30, com tempo calmo, o Titanic iniciou sua grande jornada através do oceano.
-
O navio deveria chegar a Nova York no máximo em quatro dias. Nesse meio tempo, uma grande variedade de bailes e jantares de gala seriam oferecidos para fazer da viagem uma experiência inesquecível.
-
Na segunda classe, o deck de passeio, a sala de fumantes e a biblioteca eram as principais áreas comuns. Os hóspedes eram, em sua maioria, acadêmicos e pequenos comerciantes. De acordo com o relato de testemunhas e do escritor Lawrence Beesley, os passageiros estavam cantando hinos na biblioteca no domingo à noite, pouco antes da tragédia se abater sobre o navio.
-
Os passageiros da primeira classe pertenciam à elite da sociedade anglo-americana. Haviam trazido criados e uma grande quantidade de bagagens. O homem mais rico a bordo era o John Jacob Astor. Bisneto de um negociante de peles, ele havia sido abençoado com uma fortuna considerável, e uma esposa bela e jovem, que estava grávida. Membro da dinastia que enriqueceu com a mineração nos Estados Unidos, Benjamin Guggenheim também estava no navio, assim como o casal Isidor e Ida Straus, donos da famosa loja de departamentos Macy´s, de Nova York.
-
Juntamente com diversos magnatas do aço e diretores de bancos, ferrovias e companhias de seguros norte-americanos, a elite britânica também estava bem representada: o aristocrata Sir Cosmo e Lady Duff Gordon, uma renomada estilista, com butiques em Paris e Nova York, por exemplo. O famoso magnata das finanças, J.P. Morgan, teve que cancelar a viagem devido a uma doença, assim como o diretor do estaleiro onde o Titanic foi construído. O casal milionário, Sr. e Sra. George Vanderbuilt, decidiu não viajar no último minuto. Seus criados e sua bagagem já estavam a bordo, e afundaram com o Titanic.
-
Até o domingo do dia 14 de abril de 1912, a viagem transcorreu confortavelmente e sem contratempos. No entanto, no domingo à tarde, a temperatura caiu perceptivelmente, e as atividades ao ar livre tiveram que ser canceladas. Os ricos e famosos se reuniram por volta das 19h30 para um jantar de gala oferecido pelos Widdener, um casal milionário, em honra do capitão Edward John Smith. Smith era um homem experiente, que havia passado toda sua vida toda no mar. A viagem inaugural do Titanic deveria ser sua última viagem como capitão antes de se aposentar.
-
© Discovery Channel

Um comentário:

Anônimo disse...

Li su post inteiro para minha mãe e ela adorou...
Muito legal mesmo...Eu não sabia deste último casal que não embarcou no último minuto...
Parabéns...
Beijos
Um ótimo domingo...