segunda-feira, novembro 20, 2006

TITANIC - READER´S DIGEST - PARTE II

Há alguns anos eu ganhei de uma amiga que mora em Nova Lima um xerox sobre o Titanic. O texto era antigo com alguns erros de gramática. Há pouco mais de dois meses eu por sorte consegui este livro. Hoje, coloco todo o texto, dividido em sete partes, aqui no Titanic Momentos, sem correção gramatical. Espero que gostem.
-
-
O TITANIC NÃO AFUNDA
Hanson W. Baldwin
-
Mais tarde, por volta das 7h e 15m da noite, o capitão pediu-lhe que devolvesse o radiograma, pois desejava colocá-lo na sala dos mapas, para os oficiais serem informados do fato.
-
O jantar, naquele dia, foi muito alegre. Fazia frio no convés, mas a noite estava tranqüila e atraente. Depois, alguns passageiros da segunda classe se reuniram no salão para cantar em côro. Eram quase dez horas, quando entoaram um hino religioso que dizia:
-
"Escutai-nos as vozes suplicantes
Protegei do perigo os navegantes"
-
Na ponte de comando, o segundo oficial Lightoller foi substituído às dez horas pelo primeiro oficial Murdoch. Cinco avisos, pelo menos, sôbre o aparecimento de blocos de gêlo, tinham chegado pelo sem fio. Preveniram os vigias que se mantivessem alertas. Os oficiais esperavam chegar à zona do gêlo das 8h e 30m em diante. O navio avançava pelas trevas adentro a 22 nós, sem diminuir de velocidade. No cesto da gávea, o vigia Fleet e Leigh, seu companheiro, tinham os olhos fixos no mar tranqüilo e calmo em meio à escuridão, sob a luz vacilante das estrêlas.
-
No pôsto do telégrafo sem fio, onde Phillips, o primeiro radiotelegrafista, substituíra Bride, novos sinais se faziam ouvir, vindos do Calitornian:
-
Calitornian: "Olá, colega, paramos aqui. Estamos cercados de gêlo."
Titanic: "Espere, não interrompa. Estou em comunicação com. o Cabo Race, e vocês acabam atrapalhando os sinais."
-
Páginas: 275 – 276 – 277.
Catástrofes, Desastres e Aventuras que comoveram o Mundo.
Seleções do Reader´s Digest – 1965

2 comentários:

Anônimo disse...

oiiii gatinhuuuu, blz?

ta d++++++++++++ aki

bjs... ;)

Mário Monteiro disse...

de certa forma ta até bem explicado o que aconteceu.