sexta-feira, novembro 24, 2006

TITANIC - READER´S DIGEST - PARTE V

Há alguns anos eu ganhei de uma amiga que mora em Nova Lima um xerox sobre o Titanic. O texto era antigo com alguns erros de gramática. Há pouco mais de dois meses eu por sorte consegui este livro. Hoje, coloco todo o texto, dividido em sete partes, aqui no Titanic Momentos, sem correção gramatical. Espero que gostem.
-

O TITANIC NÃO AFUNDA
Hanson W. Baldwin

Uma hora da madrugada. Pouco a pouco, a água vai subindo de nível; a proa já começa a mergulhar no mar. As cordas rangem nos poleames, e os escaleres são arreados desajeitadamente. Entre o burburinho das vozes no convés, ouvem-se ainda os sons da orquestra.
-
O "barco especial dos milionários" acaba de deixar o navio. Com lotação para 40 pessoas, levava apenas a bordo Sir Cosmo, Lady Duff Gorc.fon e outras dez personagens importantes. À pôpa, os imigrantes apavorados se acotovelam a caminho dos escaleres. Um oficial levanta o punho cerrado, alguém dispara no ar três tiros. O pânico é reprimido. Quatro chineses se arrastam até um barco, ocultando-se no fundo, sem que ninguém os veja.
-
Os foguetes atiram, rumo as estrêlas, seu efêmero resplendor. Os barcos já vão agora saindo mais carregados, pois os passageiros compreenderam que o Titanic está indo a pique. As mulheres soluçam. Os barcos que saíram com a metade da lotação recebem ordem de voltar, para tomar novos passageiros - mas a ordem nunca chega a ser cumprida. O navio vai afundando aos poucos, e a orquestra continua a tocar.
-
1h e 30m da madrugada. Ao baixarem outro escaler, o oficial em comando vê-se obrigado a abrir fogo para impedir a invasão dos que se encontram no convés de baixo. Uma mulher quer embarcar com o cachorro, um vasto cão dinamarquês. Como se recusam a aceitá-lo, volta para bordo, disposta a morrer com ele. O pintor Millet, "que trouxera durante tôda a viagem um leve sorriso nos lábios", já não sorri mais; tem agora os lábios cerrados, mas acena adeus aos que partem, e leva agasalhos para as senhoras.
-
Benjamim Guggenheim, no seu smoking impecável, observa, sorrindo: "Estamos todos vestidos com esmêro, e prontos a afundar como verdadeiros gentlemen". O major Butt ajuda as senhoras a embarcarem, e despede-se ,de tôdas. A Sr.ª Straus já se achava com o pé no barco. De repente voltou, e, dirigindo-se ao marido, declarou-lhe: "Passamos muitos anos juntos e quero ir para onde você for”. O Coronel Astor, depois de instalar no bote sua jovem espôsa, voltou para o convés, e, batendo um cigarro, disse tranqüilamente: "Adeus, meu bem. Havemos de nos encontrar mais tarde."
-
1h e 45m. A proa já mergulhou de todo, e a pôpa se levanta para. o alto, em direção ao céu, onde as estrêlas continuam cintilando: Lá embaixo, nas caldeiras, os. bombeiros cobertos de suor mantêm as fornalhas acesas, para que os holofotes não se apaguem, e a faísca azulada continue a lançar seu grito de socorro. Os foguistas separam e vão lançando as pás de carvão, com água a lhes lamber os tornozelos. As válvulas de segurança estalam de repente; os foguistas recuam em direção à pôpa, e as portas dos compartimentos estanques se fecham por trás dêles. Há cerca de 660 pessoas nos escaleres, e 1500 ainda a bordo do Titanic, que vai aos poucos submergindo.
-
Páginas: 279 - 280.
Catástrofes, Desastres e Aventuras que comoveram o Mundo.
Seleções do Reader´s Digest – 1965

2 comentários:

Mário Monteiro disse...

o bote dos milionarios levava apenas os duff gordon sua secretaria e o resto eram foguistas ninguém ilustre além dos gordon eheheh

Anônimo disse...

eiiiiiiiiii gatinhuuu, td bem???

eh kda coisa q escreviam, hihihihi

d+++ como sempre, mto show

bom FDS... bjs :)