sábado, junho 21, 2008

SEGREDOS NA DESCOBERTA DO TITANIC


A busca dos restos do transatlântico "Titanic" está relacionada com uma missão secreta de espionagem que tentava encontrar dois submarinos nucleares afundados durante a Guerra Fria, declarou o oceanógrafo que localizou o famoso barco naufragado em 1912.

O Dr. Robert Ballard, o homem que liderou a busca para localizar os destroços do Titanic, revelou que a busca pelo navio foi apenas uma camuflagem para a missão verdadeira de inspecionar os restos de dois submarinos nucleares da Guerra Fria: o Tresher e o Scorpion.

O professor Bob Ballard confirmou que foi obrigado a buscar os restos dos dois submarinos afundados durante a década de 60, em uma missão secreta financiada pela marinha norte-americana, antes de ser autorizado a encontrar o Titanic.

O submarino Tresher (foto abaixo), nave de ataque mais avançada da marinha norte-americana desapareceu com uma equipe de 129 trabalhadores. O Scorpion desapareceu com 99 tripulantes. Existem especulações que indicam que este último foi derrubado pelas forças soviéticas.

O pesquisador, fascinado pela história do Titanic, desenvolveu um robô especializado em buscas marítimas no início da década de 1980. Alguns anos depois, procurou a marinha norte-americana para conseguir fundos para busca do navio histórico. Os militares não estavam interessados em gastar fortunas para encontrar os restos do Titanic, mas estavam curiosos em saber o que aconteceu com os submarinos que desapareceram na Guerra Fria.

Duas décadas depois, Bob Ballard admitiu que localizou e inspecionou os destroços dos submarinos em missões secretas antes de ter permissão para localizar o Titanic.

"Eu não podia contar para ninguém. Eu estava sob muita pressão e era uma missão secreta. Achei que foi uma troca justa para ter a chance de olhar o Titanic", disse o pesquisador.

Bob Ballard também contou que não foi informado sobre os resultados de sua pesquisa e que só veio comentar agora porque as informações deixaram de ser altamente confidenciais. “Nós entregamos os dados para os especialistas e eles nunca nos contaram o que concluíram.” Nosso trabalho era apenas coletar dados. Eu só posso falar de tudo isto agora porque o assunto não é mais confidencial.

Ballard recebeu financiamento para embarcar em 1984 nas expedições submarinas que tinham como objetivo encontrar o "USS Thresher", na costa leste dos Estados Unidos, e do "USS Scorpion" (foto acima), no leste do Oceano Atlântico.

Uma vez concluídas ambas as missões, o especialista conseguir encontrar em 1985 os restos do "Titanic", afundado em 1912 após bater em um iceberg, acidente que causou mais de 1.500 mortos.

16 comentários:

Mário Monteiro disse...

eu vi um documentario sobre isso ha um tempo atrás, ele contou que depois de encontrar os dois submarinos e se sobrasse tempo eles poderiam fazer o que quisessem no restante do tempo concedido uma troca justa e lucrativa.

Anônimo disse...

porra capitão esse ballard eh foda msm
d+ essa extrategia dele

abçsss

o/

Anônimo disse...

não sabia disso capitão, isso aqui ta cheio de novidades. Parabéns!!!Abraços!!!

Anônimo disse...

parabens!!!!!!!!!!!! massa issu do ballard sob negociar =)

\o/

Anônimo disse...

" DINHEIRO NÃO É TUDO QUANDO MORRERMOS IREMOS TODOS PARA O MESMO BURACO"

Kleber Oliveira disse...

parabens pela descoberta acordaram um grande navio adormecido foi um excelente trabalho

Anônimo disse...

Vai passar um documentario sobre isso no canal NetGeo

Anônimo disse...

Aaaaaa... Teho que ver esse documentário! =DDD

Anônimo disse...

Aaaaaa... Teho que ver esse documentário! =DDD

Vana disse...

É um belo e verdadeiro exemplo de persistência em alcançar seu objetivo. Deve ter sido uma experiência fantástica e inesquecível para o Dr. Ballard, quando viu pela primeira vez o que procurava... As imagens no fundo do oceano sem nenhum atrativo em especial já são maravilhosas, imagina com um navio desse porte adormecido, esperando que alguém o encontrasse para que sua história continuasse a encantar e emocionar muitas outras gerações...

Gisele disse...

É muito bom saber q pessoas navega as profundesas da hestóri q pena q quase ninguem sabe realmente o q aconteseu eu quereia muito saber pois é algo muito legal...

Anônimo disse...

vou revelar uma coisa para vc , uma coisa que já mas falei durante toda minha vida ,,,,, em 1912 eu estava abordo do titanic , e digo mas a vcs , quem afundou ele foi eu e meu colega que encontrei dentro do titanic,,--------- o motivo que afundamos o titanic ------ presenciei uma suruba dentro do navio , queria participar mas fui enpedido , fiquei puto e acabei afundando o navio com um canivete , isso é tudo .

Anônimo disse...

suruba é ? ,,,,,,,,, vc deve é tewr dado muito esse cú abordo do titanic

fulano de tal tal disse...

quem foi o endiota que falou que afundou o titanic isso e mou mentira ele chocou em um arciberk e afundou por que o gelo era muito forte e o casco era muito fraco então fecha essa boca em e u sei tudo sobre o titanic e e u so tenho 9anos ta bom e fi que bem queto ouviu

Anônimo disse...

eu gosto muito do titanic, a história dele é incrível, mas eu queria saber se ainda existem pedaços dele pelo oceano.

Anônimo disse...

alguém daqui vai fazer olimpíada de português 2012?