domingo, dezembro 28, 2008

CAÇA AO TESOURO - 1987


A quatro mil metros sob o mar, o Titanic revela seus segredos.


Setenta e cinco anos depois de colidir com um iceberg e alojar-se a quatro mil metros de profundidade sobre o leito do mar, perto da Terra Nova, no Atlântico, o Titanic começa a revelar seus mistérios. Uma equipe de mergulhadores, comandada pelo oceanógrafo americano Robert Ballard, ajudada por uma tecnologia que só os tempos atuais poderiam proporcionar, resgatou uma série de objetos, cujo valor torna-se inestimável à medida que representa um corte brusco capaz de congelar a distante noite de 14 de abril de 1912, às 23:40h, quando o transatlântico, que se queria insubmersível, mergulhou nas profundezas do oceano em sua viagem inaugural. São estatuetas, talheres abandonados sobre as mesas em meio ao jantar, um relógio de bolso que assinala a hora fatal e todas aquelas pequenas coisas que acompanham as pessoas em viagens desse tipo. E se a abertura dos cofres do navio, transmitida pela televisão para todo o mundo, não revelou riquezas deslumbrantes, mostrou que os grandes desastres são essencialmente tragédias humanas. Dos 2.224 passageiros que estavam a bordo apenas 711 sobreviveram nos 16 barcos de salvamento, insuficientes para acomodar viajantes e tripulação. Num dos últimos mergulhos, um choque para Ballard: a cabeça de uma boneca de porcelana o encarava sorridente com seu pequeno e alvo rosto. O que teria acontecido com sua dona, certamente uma menina que pela primeira vez viajava de navio?

Revista Manchete - Especial 87
Número 1864 – Rio de Janeiro - 09/01/1988
Publicações Bloch



Texto retirado de uma revista de 20 anos atrás, que trazia uma reportagem contando sobre o resgate de artefatos do Titanic. A revista foi um presente do meu amigo e oficial Aislan Reis. O post de hoje é dedicado a ele, obrigado meu amigo, por essa raridade.

6 comentários:

Unknown disse...

q massa essas noticias
jah sabemos mais da uma sensaçao gostosa qdo lemos novamente =)
parabens!!!

Anônimo disse...

q sorte capitão, eh relikia msm
o/

Unknown disse...

neim existi mais essa revista
eh artigo de museu kkkkkk
abçs Alê, bom post de hj

Unknown disse...

tem q cantar parabens pra ela dia 09/01/2009, ela faz 21 anos ¬¬
podi ri, eu deixu =)
t+ Capitão, seu blog eh show!!!!!!!!

Mário Monteiro disse...

parabens, mais uma para o seu acervo, vai ter que comprar uma garagem para colocar tudo la hein. por acaso tem alguma raridade ou outro que eu tenha que voce nao tenha? abraço

Unknown disse...

Q isso meu brother... mais do q merecido, afinal tenho certeza q esta reportagem tah tendo muito mais proveito com vc do q comigo, ainda digamos, graduando no assunto... hehe!! A vc Dr. e Cmte. Alencar Silva, meus agradecimentos pela dedicatoria!!

Presentaço viu...

vlw!!
abraços