quarta-feira, agosto 10, 2011

O HOTEL QUE ABRIGOU SOBREVIVENTES DO TITANIC


Nova York é uma cidade com diversas opções "clássicas" de estadia, como os hotéis Plaza e Waldorf Astoria. Porém, são poucos os que podem pagar caro por um gostinho de tradição. Mas há outras opções - mais baratas - para quem deseja se hospedar em um ambiente de outra época. O hotel The Jane, no bairro boêmio de West Village, é uma boa pedida para sentir o passado nova-iorquino desde a hora de acordar.

O nome do hotel faz referência ao seu endereço: número 113 da Rua Jane. Ele fica próximo ao Meatpacking District, bairro que nos últimos anos se tornou mais um ponto descolado da cidade. Quando o The Jane foi constr
uído, em 1908, o Village era bem diferente: próximo do rio Hudson, lá era o lugar de descanso de marinheiros. A "Casa e Instituto da Associação Americana de Amigos dos Marinheiros", onde hoje está o tal hotel, fornecia camas por alguns centavos de dólar para os viajantes.


Os quartos do The Jane continuam semelhantes a cabines de navios, como foram projetados na época da Associação. Com a restauração feita para receber os novos hóspedes, os quartos foram equipados com DVD e conexão wi-fi à internet. O único inconveniente para quem está acostumado com hotéis normais é a falta de banheiros nos quartos - as instalações são coletivas e ficam nos corredores.


O prédio na Rua Jane ficaria marcado anos depois de sua inauguração: em 1912, os sobreviventes do Titanic ocuparam os quartos após o naufrágio e a tripulação realizou até uma cerimônia na entrada do hotel, quatro dias depois do acidente.



Nos anos 1980 o ambiente do Jane mudou bastante: depois de anos abrigando pessoas sem condições de morar em algum lugar mais confortável e beirando o abandono, a antiga hospedaria de marinheiros passou a sediar shows de bandas independentes. Os roqueiros que passaram a freqüentar o lugar exigiram que o The Jane Hotel fosse preservado, garantindo as reformas e sua reabertura, em fevereiro de 2008.



Fonte: Terra Turismo

Nenhum comentário: